PROCESSOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS PROTOCOLADOS HÁ MAIS DE 5 ANOS TERÃO ANDAMENTO A PARTIR DE OUTUBRO/18 CONFORME FOI DECIDIDO NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA
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Os servidores públicos depois de aguardarem 23
dias, após a última assembleia (21/08), entenderam que, houve um grande
avanço nas negociações e aprovaram a contraproposta apresentada na última
quarta-feira (12/09).
"A participação das categorias de base do
setor público municipal, na paralisação dos dias 03, 06 e 07 de agosto/18 e na
Operação Tartaruga foi fundamental na negociação com o executivo", disse
uma servidora que participou de todas as assembleias.
No início da assembleia foi explicado ponto a ponto da
pauta elaborada em janeiro/18 e que vem sendo negociada durante nove meses.
Sendo assim, após 07 reuniões com o executivo e 08 assembleias nesse ano ficou
definido:
DATA BASE ANUAL
A data base dos servidores públicos continuará em
janeiro de cada ano, conforme legislação municipal vigente e aprovado pelos
trabalhadores e trabalhadoras em assembleia;
PROCESSOS PROTOCOLADOS DOS SERVIDORES
A Prefeitura realizará o pagamento dos processos
protocolados pelos servidores há mais de cinco anos (processos parados), por
lotes e em ordem de protocolo.
A equipe do SINPREFOR irá acompanhar a
elaboração da lista por ordem de protocolo junto à Superintendência Executiva
de Recursos Humanos da Prefeitura de Formosa. Assim que a lista tiver pronta, o
sindicato irá requerer cópia que ficará fixada no mural do SINPREFOR.
Esses processos foram protocolados pelos
servidores como prevê as leis do município de Formosa e durante 05 (cinco) anos
estavam paralizados e os funcionários não tiveram durante esse período o pagamento
dos seus direitos.
A Prefeitura de Formosa encaminhou ao SINPREFOR,
conforme requerimento nº 004/18 de 05 de março de 2018 o impacto financeiro dos
processos deferidos e que não foram pagos conforme os prazos previstos.
A assembleia aprovou através de votação por
aclamação a contraproposta do Governo de Formosa, onde os processos dos
servidores começarão a ser pagos no mês de outubro de 2018, sendo que para o
pagamento dos lotes dos processos será destinado o valor entre 20 e 40 mil
reais de início e a cada 90 dias a Prefeitura poderá aumentar esse valor a cada
trimestre para concluir o pagamento dos direitos dos funcionários, fazendo com
que não venha acumular e trazer prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras do município.
CORREÇÃO DA TABELA DO ADMINISTRATIVO E DA SAÚDE
A assembleia aprovou através de votação por
aclamação a contraproposta do Governo de Formosa, que propôs que na reunião da
pauta 2019 irá analisar a possibilidade da atualização da tabela de acordo com
a situação financeira da Prefeitura, sendo que os servidores do administrativo
e da saúde exigem que seja atualizada a tabela dentro da atual gestão.
Os servidores acompanharam desde janeiro do
corrente ano, a problemática do corte da insalubridade dos servidores do Hospital
Municipal de Formosa (arquivo, cozinha, faturamento e segurança), do Instituto
Médico Legal (motoristas efetivos do município que prestam serviço na
instituição), CAPS (servidores efetivos) e SAMU (servidores da higienização e
limpreza) que aguardaram o Técnico de Segurança do Trabalho contratado pela
Prefeitura Municipal de Formosa que não concluiu a vistoria para o LTCAT (Laudo
Técnico das Condições Ambientais de Trabalho).
Essa situação perdurou por meses. Onde não satisfeito com a situação apresentada pelo Técnico de Segurança do Trabalho da Prefeitura, o SINPREFOR contratou um Engenheiro de Segurança do Trabalho para analisar o laudo apresentado no momento. Esse documento elaborado pelo Engenheiro contratado pelo sindicato é base de tese jurídica para os processos de insalubridade que estão na justiça (processo de filiados que entraram com documentação via SINPREFOR). No dia 10/09,
em reunião com o executivo, o sindicato mais uma vez colocou na mesa de
negociação o problema do corte da insalubridade.
Os servidores da saúde que trabalham diretamente
com pacientes de todas as enfermidades e tem contato direto com materiais
provenientes de atendimentos, como o que acontece na higienização e limpeza,
não pode ficar aguardando o retorno do técnico para ter o direito a
insalubridade, direito esse que é previsto por lei.
O SINPREFOR informou que a
Prefeitura irá fazer um levantamento dos servidores que trabalham no Hospital
Municipal de Formosa (arquivo, cozinha, faturamento e segurança), no IML, no
CAPS e no SAMU (servidores de higienização e limpeza) para retornar o adicional
de insalubridade até o Técnico de Segurança do Trabalho retornar a
Formosa e concluir o LTCAT.
Apenas os servidores, que estiverem trabalhando nos setores
citados, deverão
observar se no final do mês de setembro/18 o adicional de insalubridade retornou ao
seu contracheque.
Os servidores em janeiro de 2018, aprovaram na
pauta trabalhista o pedido de abono de ponto por assiduidade aos servidores
efetivos e estáveis do serviço público municipal.
Após várias reuniões com o Chefe do Poder
Executivo, ficou estabelecido entre o governo e sindicato a criação da equipe
de trabalho para elaboração da minuta do Projeto de Lei que concederá o abono aos
servidores.
A equipe de trabalho é formada pelo Departamento
Jurídico da Prefeitura, pela Secretária Municipal de Educação, Superintendência
da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Recursos Humanos,
Representante da Secretaria de Saúde, Contador da Prefeitura, os
dirigentes e Departamento Jurídico do SINPREFOR.
Houve duas reuniões bem sucedidas entre a equipe
de trabalho e a elaboração da minuta já está bem avançada. A próxima etapa será
a visita em municípios que já concedem o abono por assiduidade aos servidores.
REVOGAÇÃO DO DECRETO DA LICENÇA-PRÊMIO
A licença-prêmio é um direito do servidor
que trabalha 05 (cinco) anos ininterruptos e que não tenha nenhum processo
administrativo disciplinar e nem faltas injustificadas. Direito este, que não
está sendo concedido aos servidores desde 26 de agosto de 2014.
A prefeitura fez a proposta aos servidores que
irá realizar
um planejamento para 2019 e verificar a possibilidade de voltar a conceder o
direito da licença-prêmio aos servidores.
Os servidores entenderam que necessitam de planejamento e
concedeu o prazo ao Governo até a primeira reunião da pauta trabalhista de
2019.
CUMPRIMENTO DOS PLANOS DE CARREIRA DA GUARDA
MUNICIPAL E DOS PROFESSORES
A grande preocupação dos servidores da Guarda
Municipal e dos Professores é o não cumprimento dos planos de carreira.
Como é de conhecimento de todos os professores, o
Plano de Carreira e Remuneração (PCR) já está sendo discutido pela COMISSÃO DE
REVISÃO DO PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO
MAGISTÉRIO e na última assembleia do dia 21 de agosto/18, o Sindicato informou que o MEC
solicitou que a Secretaria Municipal de Educação repassasse através de uma
planilha, todas as informações referentes a receitas e despesas do FUNDEB para
serem avaliadas e indicadas às vulnerabilidades do plano de carreira vigente.
As planilhas do sistema do MEC foram preenchidas e foram
detectadas as vulnerabilidades do Plano de Carreira vigente e encaminhado à comissão,
o relatório para as correções necessárias.
O Sindicato em mesa de negociação informou ao Chefe
do Poder Executivo a grande necessidade de manter os professores informados de
todas as fases do processo de reformulação do plano de carreira do magistério e
solicitou que é necessário que haja um professor de cada unidade escolar para
acompanhar e participar do processo. Diante do exposto, o prefeito municipal
determinou que fosse convocado 01 (um)
professor de cada unidade escolar para acompanhar e participar do processo de
reformulação do Plano
de Carreira
e Remuneração
do magistério.
Do início deste ano
até o momento, houve 03 (três) encontros da
comissão. A próxima reunião será no dia 05 de outubro/18, somente com a comissão, pois
estamos realizando o levantamento de toda
legislação que rege o plano de carreira vigente.
O prazo para
finalizar a reformulação do Plano de Carreira dos professores não foi
estabelecido até o momento, mas a comissão já está trabalhando no estudo das
leis para dar celeridade ao processo inicial de reformulação.
O Plano da Guarda Municipal em alguns
artigos não está sendo cumprido e os servidores exigem que seja respeitado o
plano em sua totalidade.
Haverá reuniões com os servidores da guarda para
tratar sobre o plano de carreira desses servidores, conforme foi comunicado na
última assembleia.
O sindicato realizou neste ano de 2018, várias
assembleias que contou com a grande participação dos servidores públicos do município.
Essa luta só se torna bem sucedida com a união de todos os trabalhadores e
trabalhadoras.
O Departamento Jurídico do SINPREFOR vem realizando
por semana entre 10 a 20 audiências na VARA DAS FAZENDAS PÚBLICAS DE FORMOSA dos
servidores filiados ao sindicato que tem processos trabalhistas contra a
Prefeitura.
O SINPREFOR tem feito diversas blitz nos postos
de trabalho levando orientações e informações referentes aos diretos do
trabalhador.
Em dezembro de 2018, o SINPREFOR completará 30
anos de existência. Estaremos sempre trabalhando e ao lado dos servidores. Vale
lembrar que o sindicato é cada um de nós servidores públicos.
Faça uma visita ao escritório do SINPREFOR,
conheça o nosso trabalho e filie-se!
SINPREFOR – Por direitos, respeito e união, a
luta continua!
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